Se você ainda não pensou neste aplicativo como ferramenta de
trabalho está perdendo uma ótima oportunidade de fechar negócios. O WhatsApp
permite que você envie fotos, áudios e
até mesmo localização em tempo real, deixando a comunicação muito mais fácil e
dinâmica e abrindo novas possibilidades de clientes. Mas não se engane, não
basta espalhar conteúdo sobre imóveis para seus contatos e esperar que isto
gere resultado. Vamos destacar algumas dicas para que você aproveite ao máximo
os recursos do aplicativo e melhore as suas vendas. Confira:
Exercite o hábito de pedir o número de telefone para seus
clientes e perguntar se eles possuem WhatsApp. Muitas pessoas preferem receber
atendimento desta forma ao invés da ligação tradicional pela praticidade de não
precisar parar o que está fazendo para iniciar uma conversa. As mensagens são
mais informais, e se a pessoa estiver ocupada vai poder responder no momento
que for mais viável.
Ter uma base de contatos de seus clientes é muito importante
para que você envie conteúdo somente para quem tem interesse. Isso evita que
você faça um esforço desnecessário e acabe sendo inconveniente.
Por mais que você saiba que seu cliente está a procura de um
imóvel, sair enviando conteúdo transforma a relação cliente-corretor
extremamente comercial, e pode deixar o cliente incomodado e fazê-lo perder o
interesse ou até mesmo procurar o imóvel que você ofertou com outro corretor.
Pode parecer que esta simples pergunta vai excluir algumas possibilidades de
vendas, mas você terá a certeza de que quem está recebendo o conteúdo realmente
está interessado evitando que o cliente se sinta que sua privacidade foi
invadida.
Imagens chamam mais atenção do que apenas texto. Incluir
fotos, vídeos ou a localização do imóvel pode despertar mais interesse do que
aquele texto que você preparou. Além destas ferramentas do aplicativo, você
ainda pode criar grupos de clientes para que o compartilhamento aconteça mais
rápido e gere interação. Chamadas de vídeo podem ser úteis para mostrar um
empreendimento em tempo real para um cliente que não possa ir visita-lo.
Você pode enviar informações sobre qualquer imóvel que
julgar interessante todos os dias, mas tenha em mente que este conteúdo para
divulgação é apenas para gerar interesse e iniciar uma conversa. Nunca envie
diversas fotos do mesmo imóvel, escolha uma ou duas que sejam mais atraentes e
deixe para passar o restante quando o cliente solicitar. Isto evita que você
encha o celular do seu cliente com imagens de imóveis que para ele não tem
importância, e também lhe ajuda a saber quem está prestando atenção no que você
envia. Afinal, se você mandar tudo de uma vez só o cliente não vai precisar
fazer perguntas, e você perde a oportunidade de começar uma negociação já que
ele vai avaliar o imóvel somente pelo que está vendo, sem espaço para seus
argumentos.
O compartilhamento de informações pelo WhatsApp é tão rápido
e prático que faz parecer que as mensagens podem ser enviadas a qualquer hora
sem atrapalhar quem recebe. Porém, se seu cliente não possui o hábito de deixar
o celular no silencioso, uma mensagem fora de hora pode acabar atrapalhando.
Procure mandar conteúdos em horário comercial, e em um momento que você possa
responder. Se o cliente iniciar contato com interesse em algum imóvel, vai ser
um ponto positivo para você respondê-lo na mesma hora.
Apesar de ser extremamente funcional enviar o que você
precisa uma única vez e fazer com que todos seus clientes recebam, isto pode
gerar conversas paralelas e tirar o foco das suas vendas. Se um cliente se
sentir insatisfeito com algum imóvel que você apresentou, mesmo que você não
tenha culpa, ele pode escrever um feedback negativo e “manchar” sua reputação
em frente a toda sua cartela de clientes. Seja prudente antes de criar um
grupo, selecione bem as pessoas que irão participar e se certifique de fazer a
manutenção necessária para evitar estes imprevistos.
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